01/05/1957

01/05/1957

Festival 56 Anos do Bangú

Festival 56 Anos do Bangú

Campeonato Palmarino 2010 - Bangú Vice Campeão

Quer saber mais sobre o Bangú Palmarino ?

Entre em http://nacaobanguense.blogspot.com/ que lá você irá encontrar materias de todos os jogos do Bangú desde 1999 e os jogos do time atual com fotos e muito mais !!!

Bangú Toda a sua História e suas Glórias !

Fotos , História e muito mais !

ESCOLINHA DO BANGÚ A.C.

ESCOLINHA DO BANGÚ A.C.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

BANGÚ 58 ANOS DE GLÓRIAS



Nesta Sexta-feira, dia 1º de maio, feriado do dia do trabalhador, o município de União dos Palmares comemora os 58 anos de fundação do Bangú Atlético Clube, tradicional equipe do futebol palmarino, fundada pelo palmarino Jorge Peixoto, então com 15 anos, em 1957.

O filho de Francisco Peixoto da Silva e Sebastiana Maria da Conceição, havia acabado de deixar as categorias de base do Zumbi Esporte Clube e queria fundar uma equipe que pudesse travar grandes confrontos em iguais condições com os grandes clubes palmarinos, a exemplo do Zumbi e o Náutico.

E não é que o Sr. Jorge Peixoto conseguiu? Pois, além de ser o único clube entre os citados em atividade, o Bangú é hepta campeão palmarino (1977, 1981, 1985/86 e 1988/89/90), campeão do torneio da amizade (1989), campeão do torneio da independência (1990), campeão palmarino sub-15 (2005), campeão palmarino sub-17 (2007) e campeão palmarino do segundo quadro (2008), ou seja, um clube vitorioso.

O nome Bangú é um caso a parte na história do clube, pois, antes de assim ser chamado, ele se chamaria "Bonsucesso" e teria o uniforme nas cores azuis e vermelhas, mas com a intervenção do Sr. Manoel Messias, que tinha uma equipe que se chamava "Bangu" em Maceió, o nome ficou sendo mesmo Bangú Atlético Clube.

Manoel Messias foi também o primeiro presidente do clube e foi um dos maiores incentivadores pela criação do mesmo. O primeiro campo do Bangú, por exemplo, foi construído no fundo da casa dele, no terreno do Sr. Antonio Gomes de Barros, na Rua da Ponte, bem perto do Rio Mundaú, o que deu ao clube o seu primeiro apelido "Bangú Beira Rio".

Curiosidade:
 A primeira partida oficial do Bangú foi realizada na Barra do Canhoto (Rocha Cavalcanti), em junho de 1958. O resultado foi um sonoro 7 a 0 sobre o Palmeiras local. Os gols foram marcados por Zito, que fez três gols, Jorge que fez dois, e Marreta que fez os outros dois tentos da equipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário